A realização do registro de marcas no Brasil é um passo fundamental a ser dado pelas organizações para sua proteção legal, garantindo exclusividade da identidade do seu negócio. Somente a partir dele o empreendedor pode se considerar protegido e estará apto a gozar de todas as prerrogativas estabelecidas na lei.
Neste texto, apresentaremos 4 dicas valiosas para sua realização, visando proporcionar um processo de registro de marcas bem-sucedido, protegendo assim um dos ativos mais valiosos de qualquer empresa.
1 -Inicie o processo de registro de marcas o quanto antes
A primeira dica é simples, mas muito útil: inicie o processo o mais cedo possível para garantir que você seja o primeiro a reivindicar os direitos sobre sua marca distintiva.
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial segue o princípio do “primeiro a depositar”, o que significa que a prioridade é dada ao primeiro pedido de registro.
Lembre-se, o registro de marcas é um investimento essencial na segurança e sucesso a longo prazo do seu negócio. Então quanto antes for garantido, mais consistência proporcionará a todos os aspectos da sua empresa, sendo responsável, em parte, pela sua consolidação no mercado e junto aos clientes.
2 – Realize uma pesquisa prévia abrangente
Antes de submeter o pedido de registro de marcas, é importante verificar se já não existem outras empresas com a mesma em uso.
Sendo assim, a dica aqui é conduzir uma pesquisa prévia bastante abrangente para evitar que sua marca entre em conflito com marcas já existentes. Isso não apenas ajuda a evitar objeções durante o processo, mas também reduz o risco de litígios no futuro.
Além disso, o pedido pode ser indeferido por este motivo, acarretando atraso na obtenção do registro. O INPI oferece ferramentas online para realizar essa pesquisa, mas contar com a assistência de um especialista pode aprimorar ainda mais a precisão da pesquisa, evitando desperdício de tempo nessa etapa.
3 – Acompanhe o processo regularmente:
Desde o pedido de registro até sua obtenção de fato podem passar alguns meses. No entanto, é necessário acompanhar a sua tramitação regularmente. A dica é ficar atento às atualizações do INPI e responder prontamente a quaisquer exigências ou objeções apresentadas, pois este acompanhamento ativo faz com que seu pedido seja processado de forma mais ágil.
Por exemplo, questionamentos sobre o pedido de registro ou solicitações de documentos adicionais costumam ter 60 dias de prazo disponível para apresentação de resposta, podendo o processo ser até mesmo arquivado caso não haja retorno em tempo hábil.
Sendo assim, uma dica bônus dentro deste tópico é conferir a Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente pelo INPI. Nela você poderá verificar se houve alguma contestação e todas as outras atualizações referentes ao seu pedido de registro de marcas.
4 – Escolha um especialista em propriedade intelectual:
Essa dica é para quem prefere garantir que tudo ocorrerá da melhor maneira possível em cada fase do processo de registro de marcas.
O universo de regulação da propriedade intelectual pode ser desafiador para quem não conhece a legislação e os trâmites burocráticos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Um profissional experiente ajudará a evitar erros comuns, otimizando cada tarefa do processo, o que pode diminuir até mesmo seu tempo de tramitação até a obtenção final do registro. Conheça a Pereira Bertozzi, uma consultoria em propriedade intelectual com mais de 30 anos de expertise no registro de marcas e patentes.
Ao seguir estas dicas e contar com orientação especializada, você estará protegendo não apenas a marca, mas também o futuro da sua empresa.Essas 4 dicas foram úteis para te ajudar no seu processo de registro de marcas? Então siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos como esse: LinkedIn e Instagram.