Como criar uma marca é uma dúvida básica do empreendedor, e no entanto, uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer negócio. A marca é a síntese da identidade da empresa, representando seus valores, missão, produtos e serviços.
Seja no Brasil ou no exterior, criar uma marca de destaque requer um planejamento cuidadoso e estratégico. Por isso, é importante investir tempo e recursos para produzir uma marca forte e memorável.
A seguir, elencamos 5 passos essenciais que vão te dizer como criar uma marca que represente os valores da sua empresa, sendo reconhecida e respeitada pelo público.
1 – Definir a identidade da marca:
Antes de criar a marca, é importante definir sua identidade. Isso diz respeito aos seus valores, missão, público-alvo, posicionamento no mercado e personalidade. É importante entender o que a marca representa e como ela se diferencia das outras empresas do mesmo segmento.
É importante destacar que há cuidados que devem ser tomados desde o princípio para garantir a segurança da trajetória da empresa, como por exemplo, o registro da marca.
O registro de marcas é uma maneira segura de garantir o direito de propriedade e uso exclusivo de uma marca em todo o território nacional, obtendo proteção contra cópias e uso indevido de terceiros.
2 – Escolher o nome da marca:
O nome da marca deve ser preferencialmente curto, fácil de lembrar e de pronunciar. Ele precisa ser único e não pode estar sendo usado por outras empresas. Por ser o primeiro contato dos clientes com uma empresa, o nome da marca é um ativo fundamental para aquelas que desejam se diferenciar no mercado.
Aqui destacamos a fundamental importância da pesquisa de disponibilidade: é necessário verificar se o nome escolhido já não foi registrado por outra pessoa para evitar ter seu pedido negado.
Além disso, é imprescindível que essa verificação seja feita logo no início da trajetória da marca, a fim de evitar prejuízos posteriormente.
É somente através do registro da marca que você assegura sua utilização exclusiva no país. Portanto, mais do que escolher um nome ou um logo de impacto, é preciso ter a certeza de que você tenha algo realmente único!
É fundamental considerar também a disponibilidade do domínio na internet e das redes sociais, pois elas são atualmente mediadoras imprescindíveis entre a empresa e o consumidor.
3 – Desenvolver a identidade visual:
A identidade visual da marca é composta pelo logotipo, paleta de cores, tipografia, imagens e outros elementos visuais. É importante escolhê-los através de itens que representem a personalidade da marca, mantendo a consistência em todos os materiais de marketing e comunicação da empresa.
A escolha da coloração, por exemplo, pode ser realizada usando como ferramenta a psicologia das cores, que destaca sentimentos comumente associados a uma determinada cor. Já para a definição da tipografia, há uma infinidade de sites que oferecem diversas opções para testar.
4 – Criar o logotipo da marca:
O logotipo é a representação visual da marca. Ele precisa ser simples, fácil de identificar e de lembrar. O objetivo aqui é ser original e facilitar o reconhecimento e associação com a marca, sempre fazendo relação com os elementos e a personalidade definidos na etapa de identidade visual.
5 – Criar a mensagem da marca:
A mensagem da marca é o que a empresa quer comunicar aos seus clientes e ao público em geral. É imprescindível que ela seja clara, concisa e alinhada com os valores e missão da empresa.
Esse processo é desenvolvido dentro do planejamento de marketing da organização, onde a estratégia de branding é bastante utilizada para realizar o posicionamento da marca. A finalidade aqui é estabelecer a personalidade e os propósitos da marca, com o intuito de gerar identificação no consumidor, para que opte por ela no momento de decisão de compra ou contratação de serviço.
De forma resumida, não dá para pensar em como criar uma marca sem atentar para a importância dos assuntos regulatórios que, além de uma condição para a operação básica da empresa, também são imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento do negócio.
Tem mais dúvidas sobre como criar uma marca? Siga-nos no Instagram e no Facebook para acompanhar outros conteúdos como esse!