Homem em escritório de cabisbaixo preocupado simulando registro de marcas indeferido

 

 

Você já sabe que o registro de marcas é o principal passo para proteger a identidade de uma empresa. No entanto, muitas vezes o empreendedor se depara com a frustrante situação de ter seu pedido de registro indeferido. 

Neste texto, abordaremos todos os aspectos referentes ao indeferimento do registro de marcas e o que fazer caso sua marca enfrente esse revés.

 

Polegar para cima e outro para baixo simulando registro de marcas indeferido ou aprovado

Por que um pedido de registro de marcas pode ser indeferido?

Quando o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) recebe um pedido de registro de marcas, ele passa a analisar o caso, podendo deferir ou indeferir a solicitação. O indeferimento significa que o INPI recusou o pedido, e a marca não será registrada. 

Isso pode ocorrer por uma variedade de razões, desde questões técnicas até problemas legais. Mas, de maneira geral, o pedido é negado por questões que se enquadram em 2 grandes motivos:

 

1) Similaridade com marcas já registradas: devido à própria função da garantia da propriedade intelectual, se sua marca for considerada muito semelhante a uma marca já registrada, o pedido será negado. O objetivo, nesse sentido, é o de proteger as marcas já estabelecidas, não infringindo os direitos já existentes de terceiros.

2) Documentação incorreta ou incompleta: falhas na documentação ou informações incompletas podem levar ao indeferimento. Por isso, é fundamental garantir que toda a documentação esteja correta e completa durante o processo de solicitação, o que evitará desperdício de tempo e recursos da empresa. 

 

O que fazer caso o pedido seja indeferido?

Algumas medidas podem ser tomadas para reverter a situação. O primeiro passo é compreender os motivos específicos do indeferimento. Assim, você poderá abordar e corrigir esses pontos de maneira definitiva.

Tendo feito isso, será necessário ajustar e reformular o pedido de registro. Isso pode envolver alterações no design da marca, coleta de documentação adicional, etc., sempre com base nos motivos do indeferimento.

Em alguns casos, contudo, é possível apresentar um recurso ao INPI contestando o indeferimento. Se bem fundamentado e a depender das razões apontadas para a negativa, ele pode persuadir o órgão a reconsiderar a decisão.

 

Homem fazendo sinal de positivo em mesa de escritório simulando registro de marcas aprovado

Como reduzir as chances de indeferimento?

Reduzir as chances de indeferimento começa com uma abordagem proativa durante todo o processo de solicitação de registro de marcas. Alguns fatores, no entanto, são imprescindíveis para o sucesso do procedimento. Por exemplo, realizar a pesquisa de viabilidade, fazendo uma busca abrangente de similaridade antes de apresentar o pedido ao INPI. Esse passo ajudará a identificar possíveis conflitos com marcas já existentes, permitindo ajustes antes da submissão. 

Outro ponto essencial é fazer o acompanhamento regular do processo. Qualquer notificação ou comunicação deve ser tratada prontamente garantindo a celeridade do registro.

É importante também contar com o auxílio de especialistas em registro de marcas, o que pode significar a diferença entre o sucesso e o indeferimento do pedido. A Pereira Bertozzi é expert em propriedade intelectual, com uma taxa de aprovação de 96% nos registros de marcas que gerencia. Isso destaca não apenas a expertise da empresa, mas também a eficácia em lidar com os desafios que podem surgir ao longo de um processo de registro de marcas.

Por fim, um pedido de registro de marcas indeferido não é o fim da jornada. Se você está considerando iniciá-lo, não subestime a importância de contar com profissionais que entendem as nuances do processo e podem orientá-lo da melhor maneira possível. Com uma abordagem estratégica, correções adequadas e, principalmente, a orientação de profissionais especializados, é possível superar esse obstáculo e garantir a proteção legal da sua marca. 

A Pereira Bertozzi está à disposição para ajudá-lo no processo de registro de marcas. Entre em contato conosco!

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