Empresário frente a computador vendo os tipos de marcas que podem ser registradas

Registrar a marca é o principal passo para garantir a propriedade intelectual do seu negócio. Mas antes de iniciar esse processo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é fundamental entender os diferentes tipos de marcas que podem ser registradas.

Neste texto, você vai descobrir quais são os principais tipos de marcas, suas características e como cada uma delas pode ser registrada junto ao INPI.

O que são marcas?

De acordo com a Lei nº 9279/96, Lei da Propriedade Intelectual, a marca é um sinal distintivo utilizado para identificar e diferenciar produtos ou serviços de uma empresa em relação aos de seus concorrentes. 

Sendo assim, ela pode ser representada de diversas formas, como nomes, símbolos, logotipos e até formas tridimensionais.

 

Mulher segura post it a frente com a palavra brand escrita representando tipos de marca

Natureza das marcas

O INPI, órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil, divide os tipos de marcas em diferentes naturezas, dependendo da função que elas desempenham no mercado. Veja a classificação abaixo:

  • Marca de produto ou serviço: é a marca que distingue um produto ou serviço de outros da mesma categoria. Por exemplo, uma marca de roupas ou uma marca de consultoria jurídica.
  • Marca Coletiva: é usada para identificar produtos ou serviços que são oferecidos por membros de uma determinada entidade. É comum em associações ou cooperativas. Exemplo: marca de uma cooperativa de produtores de mel.
  • Marca de Certificação: garante que determinado produto ou serviço segue normas ou padrões técnicos específicos. É utilizada para certificar características como origem, qualidade, material ou método de fabricação.

 

Mãos seguram o símbolo de registro de marcas representando os tipos de marcas que podem ser registradas

5 tipos de marcas que podem ser registradas

Outra classificação feita pelo INPI é em relação às formas gráficas de apresentação. Nesse sentido, os tipos de marcas são nominativa, figurativa, mista, tridimensional e de posição, conforme abaixo:

 

Marca Nominativa

É composta apenas por palavras, ou seja, um nome que identifica o produto ou serviço. Nesse tipo de registro, o foco está exclusivamente na combinação de letras e números que formam o nome da marca, sem elementos visuais ou gráficos. É ideal para empresas que desejam proteger o nome de seu negócio.

Exemplo: Coca-Cola, Nike, Google.

 

Marca Figurativa

A marca figurativa consiste exclusivamente em um símbolo, desenho ou imagem que representa a empresa, não incluindo nenhuma palavra ou número. O registro desse tipo de marca protege o elemento visual, podendo ser uma figura estilizada ou um ícone distintivo.

Exemplo: A maçã da Apple (sem o nome), o símbolo da Nike.

 

Marca Mista

A marca mista combina tanto elementos nominativos quanto figurativos. Ou seja, é uma junção do nome da marca com um logotipo ou símbolo. Ele é interessante para quem deseja proteger a identidade completa da marca, em ambos os níveis.

Exemplo: O logotipo da Starbucks (com o nome e a imagem da sereia), o nome e logotipo da Adidas.

 

Marca Tridimensional

A marca tridimensional protege a forma física de um produto ou sua embalagem, desde que ela tenha uma função distintiva. Isso significa que o formato do produto em si pode ser registrado como marca, se ele for único e reconhecível pelos consumidores. Esse tipo de registro é comum em embalagens ou objetos que possuem uma forma icônica.

Exemplo: A garrafa de vidro da Coca-Cola e o formato do chocolate Toblerone.

É importante ressaltar que o registro tridimensional não protege funções técnicas ou utilitárias da forma, apenas seu caráter distintivo.

 

Marca de Posição

Os tipos de marcas categorizadas como de posição visam proteger o uso específico de um elemento em uma posição fixa no produto, desde que a aplicação do sinal na referida posição possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional. Assim, neste tipo de marca sua localização em determinado ponto do produto é que cria a diferenciação.

Exemplo: A marca vermelha no solado dos sapatos da grife Louboutin.

 

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