Mulher aponta para tela de notbook com projeto de trade dress de um celular

Você já ouviu falar em “trade dress”? Ele é fundamental para a propriedade intelectual, estando no âmbito da proteção da apresentação visual de produtos contra a cópia e uso indevido por concorrentes. 

Neste artigo, vamos explicar o que é o trade dress e como garantir a proteção em seu negócio.

 

O que é trade dress?

O termo “trade dress” – cunhado em inglês e sem tradução literal para o português – é o conjunto de características visuais que compõem a “imagem” de um produto ou serviço. Isso inclui todos os elementos que, juntos, criam uma impressão visual no consumidor e ajudam a identificá-lo como parte de uma determinada marca. 

Ele pode incluir características como cores, formas, embalagens, layout de lojas, displays e até o cheiro de loja ou design de interiores.

 

Exemplos de trade dress

Muitas marcas trabalham para que o consumidor reconheça o produto mesmo antes de ler o rótulo – e é exatamente isso que o trade dress visa proteger. 

Um exemplo clássico é a famosa garrafa da Coca-Cola, que possui um formato inconfundível. A combinação do formato curvilíneo com a tipografia do logotipo forma o trade dress que ajuda a diferenciar a Coca-Cola de qualquer outro refrigerante no mercado.

Trouxemos abaixo mais exemplos:

  • Apple: além do logo da maçã, o aspecto minimalista e sofisticado dos produtos é característico da marca;
  • O Boticário: a identidade visual distintiva, além da embalagem dos produtos e caracterização das lojas;
  •  McDonald’s: as cores características da marca, o palhaço Ronald, os arcos da marca.

 

Homem apontando para mapa mental com tema central de propriedade intelectual e em torno patente, trade dress...

A importância do trade dress na propriedade intelectual

Assim como garantir o registro de marca, proteger o trade dress é importante para que a empresa atue em competição justa, evitando a concorrência indevida com a utilização de sua imagem visual. 

Como o trade dress faz parte da identidade da marca, ele contribui para a experiência do consumidor e ajuda a estabelecer uma conexão com o cliente. Quando um trade dress é imitado, o concorrente está se aproveitando da imagem construída pela marca original, o que pode confundir o consumidor e diluir a identidade da marca.

Outra função protetiva do trade dress é a de evitar que o consumidor seja induzido ao erro, acreditando estar adquirindo um produto original quando, na verdade, se trata de cópia.

 

Qual o papel do especialista na proteção do trade dress?

A proteção do trade dress envolve um conjunto de provas que validam a originalidade, distintividade e o reconhecimento da identidade visual da marca perante o consumidor. Nesse sentido, para assegurar uma proteção eficaz e respaldada pela legislação é necessário atentar-se ao processo de documentação e comprovação da propriedade intelectual da marca. 

Uma equipe especializada deve orientar cada etapa desse processo, analisando o mercado e documentando as características que compõem o trade dress. Isso envolve desde provas de uso até ações de monitoramento e vigilância, para garantir que qualquer tentativa de cópia seja imediatamente identificada e combatida.

A partir do momento em que a proteção ao trade dress é efetivada, a empresa está mais segura para investir em inovação visual e criar experiências diferenciadas para seu público. Sabemos que a identidade visual é um dos principais pontos de contato entre a marca e o cliente. Assim, a preservação e o fortalecimento desse contato visual é essencial para manter a lealdade do consumidor e sobretudo para fortalecer a posição da marca no mercado.

 

Advogado auxilia está mostrando contrato para empresária empresária que deseja proteger o seu trade dress

Como proteger a minha marca?

Com uma abordagem estratégica e o suporte de profissionais especializados é possível proteger a marca, seja com o trade dress ou o registro de marcas e patentes, enfim, a propriedade intelectual do negócio como um todo. A Pereira Bertozzi pode te ajudar a construir a segurança necessária para inovar e investir em sua marca! 

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