Uma das formas mais eficazes de assegurar a exclusividade sobre criações e inovações é através do registro de patente. Poderíamos afirmar até mesmo que proteger as invenções é tão vital quanto concebê-las!
Mas por que esse procedimento é tão primordial, especialmente no contexto brasileiro?
Neste artigo, vamos analisar essa questão à luz da recente advertência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sobre a importância do registro da propriedade intelectual.
A situação atual
Todos os anos, no dia 26 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data foi criada no ano de 2000 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com o objetivo de publicizar e dialogar cada vez mais sobre criatividade e inovação, registro de patente e marca, entre outras questões que perpassam esse mundo.
Por conta da data, em sessão solene realizada na Câmara de Deputados, no dia 30 de abril de 2024, o presidente do INPI, Júlio César Moreira, apontou dados preocupantes sobre a situação da propriedade intelectual no Brasil.
Por exemplo, afirmou que apenas 25% das patentes registradas no país foram realizadas por brasileiros. Sendo assim, os 75% restantes são de posse de estrangeiros. Isso demonstra que é necessário um árduo trabalho de conscientização sobre a importância do registro de patente entre os brasileiros, a fim de aumentar a cobertura de proteção da propriedade intelectual em nosso país.
Na sessão foi extensivamente argumentado que o registro de patente é um importante impulsionador do crescimento econômico e da competitividade do país no cenário global. O correto registro da propriedade intelectual fortalece o ecossistema de inovação brasileiro, pois valoriza e reconhece as criações nacionais, algo que as estatísticas apresentadas demonstram estar em falta no momento atual.
A importância do registro de patente
Em um país em desenvolvimento como o Brasil, onde a criatividade floresce e a inovação é um diferencial competitivo, garantir a propriedade intelectual das ideias é fundamental para conseguir o retorno, inclusive financeiro, pelas invenções.
A recente advertência realizada pelo INPI destaca a relevância do registro de patente para os inventores e empreendedores do país. Este alerta colocou em evidência a necessidade de proteger as criações individuais como forma de reconhecimento e recompensa pelo trabalho realizado, mas também ressaltou a função social da propriedade intelectual, de impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico brasileiro.
– Uma das principais razões para a importância do registro de patente no Brasil é a proteção contra a pirataria e a concorrência desleal. Sem o registro de patente, as inovações ficam vulneráveis à cópias e imitações por parte de concorrentes, o que implica em prejuízos financeiros e confusão quanto à identidade da empresa e de seus produtos, afetando até mesmo seu nome no mercado.
– O registro de patente dá credibilidade às criações perante investidores, parceiros comerciais e clientes. Com o reconhecimento e proteção do Estado, você passa a transmitir profissionalismo e segurança, que são ativos imprescindíveis quando se trata de oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.
– Para pontuar também os benefícios para a sociedade como um todo, o registro de patente carrega o potencial de impulsionar o progresso científico e tecnológico de toda uma nação. Traz uma recompensa pelo trabalho árduo e pelo investimento de tempo, recursos e esforços na criação de novas soluções para os desafios existentes na vida social.
Conte com a Pereira Bertozzi
Diante do cenário apresentado, a advertência do INPI sobre a importância de registro da propriedade intelectual não poderia ser mais oportuna. Se você é um inventor ou empreendedor brasileiro, conte com a Pereira Bertozzi para realizar o registro de patente das suas invenções.
Siga-nos nas redes sociais para acessar mais conteúdos sobre o registro de patente no Brasil: Facebook e Instagram.