Ao começar a empreender, é comum nos depararmos com conceitos como marca registrada, nome fantasia e razão social. Embora pareçam semelhantes à primeira vista, cada um desses termos possui significados distintos e desempenha um papel único na identidade e legalidade de uma empresa.
No texto abaixo, vamos explorar as diferenças entre marca registrada, nome fantasia e razão social, destacando sua importância e como cada um contribui para o sucesso de um negócio.
Entendendo a diferença: Marca Registrada, Nome Fantasia e Razão Social
Para iniciar, vamos conceituar e caracterizar cada um desses instrumentos, apontando as diferenças entre eles para que fique mais claro.
Marca registrada
Uma marca é um símbolo, nome, palavra, slogan, design (ou a combinação desses elementos) que identifica e a distingue de suas concorrentes.
Assim, uma marca registrada é uma marca protegida legalmente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) contra o uso não autorizado por terceiros, pois o registro de marca confere ao seu titular o direito exclusivo de uso em todo o território nacional.
A importância de registrar sua marca, porém, vai além da proteção legal. Uma marca registrada é um ativo valioso para a empresa, pois ajuda a construir e consolidar sua reputação no mercado.
Além disso, uma marca registrada pode ser licenciada ou vendida, gerando receita adicional e ampliando as oportunidades de negócios.
Por ter o potencial de gerar valor para o empreendimento como um todo, diferenciando os produtos e serviços oferecidos dos da concorrência e construindo a imagem da empresa ao longo do tempo, o registro de marca é reconhecido como um verdadeiro e indispensável investimento.
Contar com uma empresa especialista como a Pereira Bertozzi nessa tarefa lhe garantirá o deferimento do registro de marca em tempo recorde, possibilitando obter todos esses benefícios o quanto antes.
Razão social
É o nome legal de uma empresa, registrado nos órgãos competentes e utilizado para fins administrativos, em documentos, notas fiscais e legais.
A razão social representa a identidade jurídica da empresa e geralmente é composta pelo nome dos sócios ou fundadores, seguido pela natureza jurídica da empresa, como LTDA (Limitada) ou S/A (Sociedade Anônima).
Ao contrário do nome fantasia, a razão social não é necessariamente voltada para o público externo e pode não refletir diretamente a identidade comercial ou de marketing da empresa.
Nome fantasia
O nome fantasia, também conhecido como nome comercial ou nome de fachada, é o nome pelo qual uma empresa é conhecida pelo público e é utilizado para fins comerciais e de marketing.
Ele geralmente é escolhido logo após a abertura da empresa e geração do CNPJ, mas não necessariamente vai repetir utilizando a razão social da empresa, ele poderá ser qualquer nome adotado para identificação e promoção da marca no mercado.
No entanto, é importante escolher um nome fantasia único para evitar conflitos legais e garantir a originalidade e o reconhecimento do seu negócio no mercado. Afinal, no momento de abrir uma empresa, isso somente será possível através de um nome que ainda não tenha sido registrado.
A importância da marca registrada
Embora marca registrada, nome fantasia e razão social desempenhem papeis diferentes para a identidade e a legalidade de uma empresa, é importante ressaltar que apenas a marca registrada junto ao INPI garante direitos exclusivos sobre a marca.
Portanto, ao iniciar um negócio, é essencial investir no registro de marca para proteger sua identidade e investir em sua evolução no mercado.
A Pereira Bertozzi oferece atendimento personalizado para as necessidades da sua empresa e pode te ajudar no processo de obtenção de seu certificado de registro de marca em tempo recorde!
Gostou desse texto sobre a diferença entre marca registrada, nome fantasia e razão social? Então siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos como esse: Facebook e Instagram.