Atualmente, é inegável a relevância do e-commerce para o faturamento de empresas que trabalham com vendas. E nesse contexto, a Amazon é uma das maiores e mais importantes plataformas de vendas online no mundo, por isso nesse conteúdo abordaremos a sua relação com o registro de marca.
A empresa, que começou como uma livraria online e rapidamente se expandiu para vender uma vasta gama de produtos – desde eletrônicos e roupas até alimentos e itens para o lar – possui sua própria lógica para viabilizar as negociações.
No texto abaixo, vamos tratar sobre a importância do registro de marca para vender na Amazon, elencando quais são as ferramentas e elementos desejáveis para atuar na plataforma.
O que é o registro de marca?
Primeiramente, vamos relembrar o significado do registro de marca para um negócio, independentemente dos meios que utiliza para realizar suas transações comerciais.
Ter o registro de marca de um produto é garantir legalmente seu direito de propriedade.
Ou seja, a marca registrada garante o direito exclusivo de uso ao detentor em todo o território nacional, impedindo que terceiros a utilizem, economicamente ou para qualquer outro fim, sem autorização.
No Brasil, a entidade responsável pela emissão do Certificado de Registro de Marca é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O registro de marca também se relaciona com a identidade do negócio, seu nome, logotipo, enfim, as características que a diferenciam e a tornam única perante os concorrentes.
Preciso ter registro de marca para vender na Amazon?
A Amazon oferece uma infraestrutura robusta para empresas de todos os tamanhos venderem seus produtos diretamente aos consumidores. Para utilizar o site como plataforma de vendas, no entanto, é preciso satisfazer algumas condições.
Para vender na Amazon não é obrigatório ter o registro de marca dos produtos, porém a plataforma exige que a empresa tenha pelo menos realizado a solicitação de registro de marca no INPI.
Assim, a partir do momento que a empresa está ativa na plataforma, já pode começar a desfrutar do conjunto de tecnologias de proteção da propriedade intelectual oferecidas.
Falaremos delas no próximo tópico.
Vantagens de ter o registro de marca para vender na Amazon
A Amazon prioriza a proteção da propriedade intelectual de seus parceiros, adotando medidas que favorecem um ambiente personalizado e com mais recursos para quem também passa essa segurança para os clientes.
Brand Registry: essa ferramenta atua em duas frentes: ajudando a desenvolver e proteger a marca. A partir do cadastro, são ativadas proteções de busca proativa que impedem a violação de ofertas ou conteúdos imprecisos sobre produtos. Isso engloba marcas comerciais (envolvendo desenhos, símbolos, nomes e imagens), patentes e
direitos autorais (que protegem obras literárias e artísticas, como imagens, livros,
e filmes).
Conteúdo A+: esse recurso permite que lojas que são proprietárias de marcas construam um conteúdo personalizado sobre seus produtos. Isso inclui inserir imagens, textos, gráficos de comparação e demais conteúdos detalhados sobre cada produto anunciado.
Project Zero: essa funcionalidade dá acesso a proteção exclusiva contra falsificações para marcas que são experientes no uso das ferramentas de proteção de marca oferecidas pela Amazon. A ferramenta combina as informações da marca para detectar e remover falsificações.
Conte com a Pereira Bertozzi!
Para vender na Amazon (ou em qualquer outro marketplace) de forma segura e profissional, ter sua marca registrada é altamente recomendável. Isso demonstra à plataforma e aos consumidores que você é um vendedor sério e comprometido com a qualidade e originalidade dos seus produtos.
Com o suporte de uma empresa especializada você pode tornar esse processo mais simples e ágil. A Pereira Bertozzi, expert em propriedade intelectual, oferece transparência, honestidade e excelência em todos os seus processos, garantindo que você tenha as melhores chances de deferimento de seu pedido e adquira a proteção adequada para sua marca.
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