Antecipar tendências de inovação é uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo importantíssima, para empresas e empreendedores que buscam se manter à frente da concorrência e do seu tempo.
Considerando o cenário tecnológico atual, marcado pela fluidez e dinamicidade, podemos vislumbrar uma série de avanços significativos, impulsionados pela rápida evolução da tecnologia. Assim, é imprescindível estarmos cientes não apenas das oportunidades, mas também da importância de proteger as ideias inovadoras por meio da propriedade intelectual.
Neste texto, traremos 5 tendências de inovação quentíssimas para 2024 com o intuito de ajudar sua empresa a se preparar para esse futuro e para protegê-las legalmente.
1. Inteligência Artificial e Machine Learning
Nas últimas décadas, a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) vêm se mostrando ferramentas muito úteis para o desenvolvimento dos mais diversos trabalhos e a tendência é que venham a ser pilares fundamentais da inovação em 2024. Desde assistentes virtuais mais sofisticados e que proporcionam uma excelente experiência para o cliente, até sistemas autônomos em setores como saúde e transporte, a IA está cada vez mais presente no nosso cotidiano.
2. Internet das coisas
Internet das coisas é a tradução da expressão em inglês “Internet of Things” (IoT) e se refere basicamente à conexão digital de objetos com a internet, facilitando tarefas e trazendo comodidades ao usuário. A expansão da Internet das Coisas conectará ainda mais dispositivos, transformando a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. Seja em residências inteligentes, cidades conectadas ou indústrias automatizadas, a internet das coisas abre portas para inúmeras possibilidades quando se fala em inovação tecnológica.
3. Saúde digital
A pandemia acelerou a adoção de inovações na área da saúde digital e isso tende a continuar em 2024. Ferramentas como a telemedicina, dispositivos de monitoramento e aplicativos de bem-estar estão transformando o modo de realizar a prestação dos serviços de saúde.
4. Energias renováveis e sustentabilidade
À medida que a consciência ambiental cresce, as tendências de inovação se voltam para a adoção de energias renováveis e práticas sustentáveis. Tecnologias como armazenamento de energia avançado, captura de carbono e soluções de transporte limpo são apenas alguns exemplos das inovações que estão nesse horizonte com o objetivo de trazer impacto ambiental duradouro e colaborar para um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
5. Realidade aumentada e Realidade virtual
A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual trazem a possibilidade de o homem transcender as fronteiras entre o físico e o digital, impactando áreas que vão desde o entretenimento até o treinamento profissional. Exemplos disso são os jogos de realidade virtual e o uso de softwares de treinamento para direção de automóveis, só pra citar os mais comuns.
Qual a importância da Propriedade Intelectual?
Nesse cenário tão dinâmico do século XXI, é necessária proatividade em assegurar a propriedade intelectual de tecnologias emergentes, patenteando algoritmos e soluções únicas. A evolução tecnológica, em rápida e constante transformação, pode tornar ideias obsoletas em questão de meses, o que reforça a importância de agir rapidamente.
A propriedade intelectual é o meio mais eficaz e seguro de garantir que as mentes criativas e empreendedoras colham os frutos de suas ideias e investimentos, garantindo a exclusividade dos benefícios econômicos de suas inovações.
Além disso, patentear uma ideia não confere vantagens apenas ao proprietário da invenção, mas também estimula o avanço tecnológico da sociedade como um todo ao compartilhar conhecimento e recompensar aqueles que dedicaram tempo e recursos para criar inovação.
Para crescer no futuro, este é o momento de agir, proteger e colher os frutos da inovação do seu negócio e você pode contar com a Pereira Bertozzi nessa tarefa essencial!
Siga-nos nas redes sociais e para acompanhar mais conteúdos como esse durante e se manter atualizado durante todo o ano de 2024: LinkedIn e Instagram.