Palavra branding com ícones ao redor representando valor de marca

O valor de uma marca é um ativo intangível importantíssimo para uma empresa, capaz de influenciar diretamente no sucesso e na competitividade de um negócio. Mas você sabe o que é valor de marca e como calcular esse elemento crucial para o seu empreendimento?

No artigo abaixo, vamos falar sobre o significado do valor de marca, estratégias para calculá-lo e a importância do investimento no registro de marcas para garantir o direito na definição desse valor.

 

Mão tocando e marcando cinco estrelas amarelas em fundo preto representando valor de marca

O que é valor de marca?

O valor de marca, também conhecido como brand equity, é a percepção e o reconhecimento que os consumidores têm de uma marca. Ele representa a reputação, a confiança e a lealdade associadas a ela, influenciando, assim, o julgamento do cliente e até mesmo sua decisão de compra.

Ou seja, o valor de marca trata-se do valor adicional que uma empresa acaba obtendo por possuir uma marca reconhecida e bem-posicionada no mercado.

 

mulher de negocios de cabelos grisalhos irreconhecivel escrevendo na placa de vidro mao segurando o marcador preto e fazendo anotacoes cálculo de valor de marca

Como calcular o valor de marca?

Calcular o valor de marca pode ser desafiador, pois é um processo que envolve a análise de aspectos subjetivos e objetivos. Qualquer que seja a metodologia escolhida envolverá pontos como o estudo detalhado do mercado e a definição de indicadores confiáveis. Além disso, tem muito peso elementos qualitativos, como a percepção do consumidor e a reputação da marca.

Abaixo elencamos alguns dos principais indicadores utilizados:

 

Faturamento

A metodologia mais simples é a realizada através do faturamento. Nela compara-se o preço do produto com e sem a marca e multiplica-se pela quantidade de vendas. O indicador obtido pode ser usado não apenas para o valor de marca, mas para projeções de vendas e estabelecimento de metas e preços.

 

Custo

Na análise de valor de marca a partir do custo, a ideia é fazer um levantamento de todo montante financeiro investido na construção da imagem e sua relação com o aumento da margem de lucro da empresa. Dessa maneira é possível evidenciar a valorização da marca ao longo do tempo.

 

Mercado

Outra metodologia amplamente utilizada é a análise comparativa de mercado, na qual é realizada a comparação do valor de uma marca com outras semelhantes no mesmo setor. Essa abordagem ajuda a identificar pontos fortes e fracos da marca em relação à concorrência e a determinar seu valor relativo no mercado.

 

mão segurando lampâda representando a importância do registro de marcas no valor de marca

A importância do registro de marcas

Nesse contexto, investir no registro é o primeiro passo para construir o valor da marca. O registro proporciona segurança jurídica e garante a defesa dos direitos da marca em casos de violação ou plágio. Sua principal finalidade é conferir à empresa o direito exclusivo de uso em seu segmento de mercado, impedindo que concorrentes se apropriem indevidamente do retorno financeiro produzido por ela.

 

Estratégias para aumentar o valor de marca

Para aumentar o valor de uma marca, é preciso investir em estratégias de branding e marketing. Essa trajetória passa pela construção de uma identidade sólida, pela comunicação consistente com o público-alvo, pelo desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade e também pela criação de experiências positivas para os clientes.

Além disso, o acompanhamento das tendências do mercado e o investimento em inovação contínua são fundamentais para manter a relevância e garantir a posição de destaque frente à concorrência.

Saber como aumentar o valor de uma marca e calculá-lo de forma correta é a base para construir vantagem competitiva e crescer a longo prazo. A Pereira Bertozzi pode auxiliá-lo na consolidação e no fortalecimento de sua posição no mercado através do registro de marcas. Conte conosco para conquistar a confiança e a fidelidade de seus clientes!

 

Esse texto te ajudou a entender mais sobre valor de marca e como calculá-lo? Então siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos como esse! LinkedIn e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos de uso
Usamos cookies para melhorar sua experiência ao usar nosso site. Se estiver usando nossos Serviços por meio de um navegador, você pode restringir, bloquear ou remover cookies nas configurações do seu navegador. Também usamos conteúdo e scripts de terceiros que podem usar tecnologias de rastreamento. Você pode fornecer seu consentimento seletivamente abaixo para permitir tais incorporações de terceiros. Para obter informações completas sobre os cookies que usamos, dados que coletamos e como os processamos, verifique nossa Política de Privacidade
Youtube
Consentimento para exibir conteúdo de - Youtube
Vimeo
Consentimento para exibir conteúdo de - Vimeo
Google Maps
Consentimento para exibir conteúdo de - Google
Spotify
Consentimento para exibir conteúdo de - Spotify
Sound Cloud
Consentimento para exibir conteúdo de - Sound