O que são marcas e patentes é uma dúvida comum para o novo empreendedor. Ouvimos esses termos com frequência, sobretudo no mundo dos negócios e da inovação. Mas o que exatamente são esses dois conceitos e qual é a diferença entre eles? Saiba tudo isso no texto abaixo!
O que são marcas?
As marcas são muito mais do que apenas logotipos ou nomes bonitos. Elas são símbolos, nomes, slogans ou até mesmo designs que identificam e distinguem produtos ou serviços de uma empresa dos produtos ou serviços de outras empresas.Ou seja, o principal objetivo de uma marca é a sua identificação perante os consumidores.
Assim, ter uma marca registrada consiste em uma proteção legal que impede que outras empresas usem sua marca sem permissão, algo essencial para construir uma reputação sólida e conquistar a confiança dos clientes.
O que são patentes?
Agora, vamos falar sobre o que são patentes. As patentes são imprescindíveis quando falamos dentro do aspecto inovação. Elas concedem ao inventor o direito exclusivo de fabricar, vender ou usar uma invenção por um período determinado, o que vai variar de acordo com o tipo de patente em questão.
Nesse sentido, o registro de patentes tem como principal objetivo o estímulo à criatividade e o progresso, pois sabendo que serão recompensadas pela proteção de suas inovações, as pessoas e empresas têm o incentivo de investir tempo e recursos em novas ideias.
Qual a diferença entre marcas e patentes?
Embora tanto marcas quanto patentes ofereçam proteção, suas aplicações e propósitos são distintos. As marcas são voltadas para a identidade e reputação da empresa, enquanto as patentes protegem inovações técnicas e funcionais.
Por exemplo, a marca pode ser um nome popular e amplamente conhecido dos consumidores como “Apple,” e a patente pode estar por trás de toda a tecnologia inovadora de um computador desenvolvida pela empresa.
Sendo assim, podemos distinguir marcas e patentes principalmente pela finalidade de proteção de cada uma, o que também irá diferenciar os requisitos legais necessários para a regularização de cada uma perante o INPI.
Por que são importantes?
Marcas registradas e patentes são ferramentas fundamentais para proteger seus ativos intangíveis. Uma marca forte pode ser um ativo valioso, e uma patente pode abrir portas para oportunidades incríveis. Além disso, ter a propriedade intelectual do seu negócio protegida ajuda a evitar disputas legais e transtornos desnecessários.
Contudo, o processo de registro de marcas e patentes envolve a coleta de documentação detalhada e um entendimento profundo da legislação de propriedade intelectual, podendo tornar-se complexo para quem está começando agora.
Para marcas, por exemplo, é necessária a apresentação de documentos que descrevem a identidade da marca, seu uso e sua categoria. Já para as patentes, é exigida uma descrição detalhada da inovação, incluindo desenhos e especificações técnicas. Além disso, é obrigatório o acompanhamento das solicitações para garantir celeridade e o atendimento de exigências que porventura sejam feitas.
É aí que entra a assistência de especialistas, como a Pereira Bertozzi. Eles poderão orientá-lo em todo processo, garantindo que seus direitos intelectuais estejam devidamente protegidos.
Protegendo seus ativos intelectuais
Como pudemos ver nesse artigo, a proteção de marcas e patentes é essencial para resguardar os ativos intelectuais do seu negócio. Marcas fortes constroem a lealdade dos clientes e o valor de marca no mercado, enquanto patentes podem ser monetizadas e usadas como recurso em negociações. No competitivo mundo do empreendedorismo, a proteção de ativos intangíveis é uma das principais chaves para o sucesso a longo prazo.
Gostou desse texto? Siga-nos nas redes sociais para ler mais conteúdos como esse: Instagram e Linkedin.