A solicitação do registro de marca é um primeiro – e fundamental – passo no processo de garantia dos direitos de propriedade intelectual de uma empresa junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. No entanto, apenas a solicitação de registro não garante automaticamente a obtenção do certificado de registro de marca.
Neste artigo, iremos fornecer 3 dicas essenciais para que você aumente suas chances de sucesso no deferimento do registro de marca.
O que é deferimento de marca e por que apenas a solicitação não garante aprovação?
De forma simples, o deferimento de marca é o ato oficial do INPI que reconhece e aprova o registro de marca, para tal, o órgão realiza uma análise minuciosa de cada pedido de registro, verificando se este atende a todos os requisitos presentes nas legislações em vigor e se não infringe direitos de terceiros, por exemplo, outras marcas já registradas. Por isso, apenas realizar a solicitação não garante deferimento automático, pois requer que o pedido cumpra todas as exigências estabelecidas pelo arcabouço legal que rege a propriedade intelectual do país.
3 Dicas para aumentar suas chances de deferimento no Registro de marca
1) Pesquisa de disponibilidade aprofundada:
Realizar uma pesquisa de disponibilidade aprofundada para verificar se não existem marcas semelhantes ou idênticas já registradas (ou em processo de registro) antes de solicitar o registro de sua marca é fundamental. Esse passo irá identificar possíveis conflitos entre registros e permite fazer os ajustes necessários antes da submissão do pedido, aumentando as chances de deferimento e principalmente, evitando que ele seja negado e atrase a expedição do certificado de registro de marca.
2) Elaborar uma estratégia de propriedade intelectual abrangente:
Ter uma abordagem proativa ajuda a garantir uma proteção sólida para a marca e reduz em muito o risco de litígios e impugnações no futuro. Assim, ao solicitar o registro de sua marca, é importante considerar uma estratégia de proteção ampla, indo além do registro do nome ou logotipo da marca, mas pensando também em possíveis variações, combinações e elementos distintivos que possam ser relevantes para o negócio. Nesse sentido, apostar na distintividade da marca e apresentar uma descrição clara e precisa na solicitação do registro são elementos básicos dentro de uma estratégia de propriedade intelectual abrangente.
3) Contratar uma empresa especialista em propriedade intelectual:
Sem dúvida, contar com um especialista em propriedade intelectual é uma excelente decisão para aumentar suas chances de deferimento no registro de marca. O conhecimento técnico e o domínio do fluxo do processo que profissionais qualificados trazem é uma estratégia de valor que agiliza a obtenção do título. Além disso, um especialista pode oferecer insights valiosos e orientações personalizadas para otimizar suas chances de sucesso.
Seguir essas dicas essenciais pode fazer toda a diferença para aumentar suas chances de deferimento no registro de marca. Com a Pereira Bertozzi ao seu lado, seu processo de registro de marca estará bem assessorado.
Por que contar com a Pereira Bertozzi?
Na Pereira Bertozzi, entendemos a importância estratégica do registro de marca para o sucesso da sua empresa. Por isso, oferecemos serviços especializados em propriedade intelectual, com uma taxa de sucesso excepcionalmente alta no deferimento de marcas: 98% por cento das marcas registradas conosco foram aprovadas, contrapondo a taxa média de aprovação geral de 96% de deferimento no Brasil.
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