Registrar a marca do negócio é uma etapa imprescindível que muitas empresas ainda negligenciam. Se você está hesitando em investir nesse processo, é importante entender as razões pelas quais o registro de marca não deve ser adiado.
Neste texto, apresentamos 5 motivos para você tomar essa decisão estratégica o quanto antes.
-
Proteção legal exclusiva através do registro de marca
Ao registrar uma marca somente a sua empresa terá o direito de utilizá-la no segmento de mercado em que atua. Sem o registro de marca, ela estará vulnerável a ser copiada ou usada por terceiros, o que pode resultar em confusão no mercado e até mesmo na perda de clientes. Além disso, o registro de marca é a melhor defesa contra a concorrência desleal, pois atua para coibir tentativas de imitação ou uso indevido, preservando a identidade única do negócio e, assim, a confiança dos consumidores.
-
Valorização do ativo
A marca é um dos ativos mais valiosos de qualquer negócio. Empresas que possuem marcas registradas são vistas com maior seriedade, tanto pelos clientes quanto por investidores e parceiros comerciais. Ou seja, o registro de marca, além de proteger, também pode aumentar o valor da marca. Acrescenta-se ainda, que uma marca registrada pode ser licenciada ou vendida, gerando uma fonte de receita adicional. Assim, o registro de marca pode ser considerado um investimento no crescimento e na valorização do patrimônio da empresa.
-
Prevenção de litígios
Sem registro da marca, situações delicadas podem surgir, como por exemplo, outro negócio alega ter direitos sobre a mesma marca ou uma similar. Esse tipo de disputa geralmente resulta em processos judiciais longos e custosos. Em casos extremos, você pode ser obrigado a mudar sua marca, o que implica em novos gastos com rebranding e marketing, além da possibilidade de perdas de clientes e mercado. O registro de marca é uma medida preventiva que pode poupar sua empresa de litígios e proporcionar total controle sobre a utilização da marca.
-
Garantia de uso em expansões e franquias
Se o planejamento da empresa inclui a expansão ou transformação em franquia, o registro da marca é absolutamente essencial. Para quem pensa em franquear o negócio, garante que todos os franqueados utilizem a marca de forma uniforme, protegendo a integridade e a identidade em todos os pontos de venda.
-
Segurança para investimentos em Marketing da empresa
Atualmente, toda empresa investe em marketing para fortalecer a sua marca e atrair mais clientes. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão se a marca não estiver registrada. Imagine gastar uma quantia significativa em campanhas publicitárias para, depois, descobrir que sua marca já foi registrada por outra empresa e que você terá que parar de usá-la! Com o registro de marca, é possível dar maior segurança aos investimentos em marketing e construir o reconhecimento de marca sem o risco de perder tudo por um descuido.
Quando solicitar o registro de marca?
O melhor momento para registrar a marca do seu negócio é o mais cedo possível. Idealmente, isso deve ser feito assim que a marca for criada e antes mesmo de ela ser lançada no mercado. Dessa forma, você garante que ninguém mais possa registrar a mesma marca antes de você. Deixar para depois pode significar a perda do direito de uso da marca, bem como ficar vulnerável à complicações e, consequentemente, com prejuízos financeiros decorrentes de ações legais e judicialização.
Ao realizar o registro de marca do seu negócio, você está tomando uma decisão estratégica que trará segurança, valor e crescimento para sua empresa. Não deixe para depois! Conte com a equipe de profissionais experientes da Pereira Bertozzi para obter orientação especializada.
Entre em contato conosco para saber mais!