Você já ouviu falar em “trade dress”? Ele é fundamental para a propriedade intelectual, estando no âmbito da proteção da apresentação visual de produtos contra a cópia e uso indevido por concorrentes.
Neste artigo, vamos explicar o que é o trade dress e como garantir a proteção em seu negócio.
O que é trade dress?
O termo “trade dress” – cunhado em inglês e sem tradução literal para o português – é o conjunto de características visuais que compõem a “imagem” de um produto ou serviço. Isso inclui todos os elementos que, juntos, criam uma impressão visual no consumidor e ajudam a identificá-lo como parte de uma determinada marca.
Ele pode incluir características como cores, formas, embalagens, layout de lojas, displays e até o cheiro de loja ou design de interiores.
Exemplos de trade dress
Muitas marcas trabalham para que o consumidor reconheça o produto mesmo antes de ler o rótulo – e é exatamente isso que o trade dress visa proteger.
Um exemplo clássico é a famosa garrafa da Coca-Cola, que possui um formato inconfundível. A combinação do formato curvilíneo com a tipografia do logotipo forma o trade dress que ajuda a diferenciar a Coca-Cola de qualquer outro refrigerante no mercado.
Trouxemos abaixo mais exemplos:
- Apple: além do logo da maçã, o aspecto minimalista e sofisticado dos produtos é característico da marca;
- O Boticário: a identidade visual distintiva, além da embalagem dos produtos e caracterização das lojas;
- McDonald’s: as cores características da marca, o palhaço Ronald, os arcos da marca.
A importância do trade dress na propriedade intelectual
Assim como garantir o registro de marca, proteger o trade dress é importante para que a empresa atue em competição justa, evitando a concorrência indevida com a utilização de sua imagem visual.
Como o trade dress faz parte da identidade da marca, ele contribui para a experiência do consumidor e ajuda a estabelecer uma conexão com o cliente. Quando um trade dress é imitado, o concorrente está se aproveitando da imagem construída pela marca original, o que pode confundir o consumidor e diluir a identidade da marca.
Outra função protetiva do trade dress é a de evitar que o consumidor seja induzido ao erro, acreditando estar adquirindo um produto original quando, na verdade, se trata de cópia.
Qual o papel do especialista na proteção do trade dress?
A proteção do trade dress envolve um conjunto de provas que validam a originalidade, distintividade e o reconhecimento da identidade visual da marca perante o consumidor. Nesse sentido, para assegurar uma proteção eficaz e respaldada pela legislação é necessário atentar-se ao processo de documentação e comprovação da propriedade intelectual da marca.
Uma equipe especializada deve orientar cada etapa desse processo, analisando o mercado e documentando as características que compõem o trade dress. Isso envolve desde provas de uso até ações de monitoramento e vigilância, para garantir que qualquer tentativa de cópia seja imediatamente identificada e combatida.
A partir do momento em que a proteção ao trade dress é efetivada, a empresa está mais segura para investir em inovação visual e criar experiências diferenciadas para seu público. Sabemos que a identidade visual é um dos principais pontos de contato entre a marca e o cliente. Assim, a preservação e o fortalecimento desse contato visual é essencial para manter a lealdade do consumidor e sobretudo para fortalecer a posição da marca no mercado.
Como proteger a minha marca?
Com uma abordagem estratégica e o suporte de profissionais especializados é possível proteger a marca, seja com o trade dress ou o registro de marcas e patentes, enfim, a propriedade intelectual do negócio como um todo. A Pereira Bertozzi pode te ajudar a construir a segurança necessária para inovar e investir em sua marca!
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