Utilizar marketplaces como o Mercado Livre pode ser uma excelente oportunidade para expandir as vendas dos seus produtos, pois é possível alcançar um público maior que na venda presencial.
No entanto, uma dúvida frequente que surge entre as pessoas que desejam utilizar essas plataformas é: “Preciso de marca registrada para vender no Mercado Livre?”
Neste artigo, vamos responder a essa pergunta e também falar sobre as vantagens, consequências e a importância do registro de marca nessas transações.
Entenda a importância da marca registrada
Antes de tudo, é preciso entender a importância de possuir o certificado de registro de marca de um produto, independentemente de quais meios utilizados para sua comercialização.
A marca registrada (no Brasil, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial) garante o direito exclusivo de uso dessa marca em todo o território nacional, impedindo que terceiros a utilizem, economicamente ou não, sem autorização.
Ela também é importante pois se relaciona com a identidade do negócio, é o que diferencia os seus produtos e serviços daqueles dos concorrentes, criando um vínculo de confiança com seus clientes.
Dito isso, passemos à pergunta central deste texto.
Preciso de marca registrada para vender no Mercado Livre?
A resposta rápida é: sim, precisa.
Isso porque o certificado de registro de marca é obrigatório para realizar a validação da empresa na plataforma. E mais do que isso, é o único documento que o ML aceita para autorizar a administração e as transações de uma loja oficial no site.
No entanto, caso a loja não seja oficial, não é obrigatório ter marca registrada.
Assim, para vender como loja oficial no ML, o registro de marca deve já ter sido concluído quando do cadastro no site, com o certificado de registro de marca vigente e pronto para ser apresentado.
Marca Registrada no ML: vantagens, benefícios e importância
O Mercado Livre prioriza a proteção da propriedade intelectual de seus parceiros, por isso ele afirma expressamente que é proibido utilizar a plataforma para oferecer produtos falsificados ou piratas, ou incluir nos anúncios conteúdo que infrinja direitos de terceiros.
Assim, há uma série de benefícios para os vendedores de lojas oficiais no Mercado Livre, como: maior destaque dos anúncios, maior divulgação e maior proteção nas transações comerciais realizadas.
O ML conta com algumas ferramentas apenas para lojas oficiais, tais como: Brand Ads, Display Ads, Brand Protection, que explicaremos abaixo.
Brand Ads: esse recurso coloca em evidência a sua marca quando ela for buscada pelos usuários, dando prioridade até mesmo em relação a anúncios pagos.
Display Ads: o Display Ads foi pensado para auxiliar os vendedores oficiais com relação à publicidade e desenvolvimento de campanhas, além de ter uma série de funcionalidades para o direcionamento de público-alvo para a marca.
Brand Protection: permite que o titular possa solicitar a exclusão de anúncios que violem seus direitos, sendo completamente focado na proteção da propriedade intelectual da marca. Para tal, a empresa precisa comprovar que detém esses direitos (fazendo o cadastro com a comprovação de marca registrada, conforme explicado anteriormente).
Conte com a Pereira Bertozzi!
Para vender no Mercado Livre (ou em qualquer outro marketplace) de forma segura e profissional, ter sua marca registrada é altamente recomendável. Isso demonstra à plataforma e aos consumidores que você é um vendedor sério e comprometido com a qualidade e originalidade dos seus produtos.
Com o suporte de uma empresa especializada você pode tornar esse processo mais simples e ágil. A Pereira Bertozzi, expert em propriedade intelectual, oferece transparência, honestidade e excelência em todos os seus processos, garantindo que você tenha as melhores chances de deferimento de seu pedido e adquira a proteção adequada para sua marca.
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