No mundo dos negócios, o nome e logotipo que você escolhe para sua empresa ou produtos são mais do que simples identificações, eles se tornam a essência da sua marca. Por isso, antes de mergulhar de cabeça nesse universo, há uma tarefa fundamental que não pode ser negligenciada pela sua empresa: a consulta de disponibilidade de marcas registradas. Essa etapa é crucial para evitar problemas futuros e garantir que sua marca possa ser registrada sem maiores complicações.

 

No texto abaixo mostraremos algumas possibilidades existentes para consultar ou auxiliar a verificar a disponibilidade de uma marca.

 

Mão masculina usando laptop simulando pesquisa de marcas tegistradas

1 – Consulta de marcas registradas direto no INPI

A primeira e mais comum, é realizar a consulta no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No Brasil, o INPI é a instituição responsável por todo o processo de registro não só de marcas, como de patentes, desenhos industriais, entre outros itens.

Esta é uma opção acessível, pois qualquer pessoa pode entrar no site e fazer as pesquisas de seu interesse utilizando as ferramentas de busca disponíveis. No entanto, é importante mencionar que essa consulta na página do INPI é uma etapa inicial e demanda algumas informações específicas para que o retorno dos resultados seja efetivamente confiável.  

Por exemplo, para realizar a pesquisa você poderá lançar mão de dados como: número do processo de registro da marca, classificação segundo a classe de produtos e serviços, titular da marca ou a situação do processo.

Mesmo assim, idealmente, essa consulta não substitui uma pesquisa abrangente conduzida por um especialista, pois mais do que encontrar as informações, ele saberá interpretar os resultados da busca de maneira eficiente, para garantir que, de fato, a marca está liberada para ser utilizada.

 

Equipe de 5 pessoas simulando consulta de marcas registradas com especialista

2 – Consulta com um especialista em propriedade intelectual

Conforme falamos no tópico anterior, uma das opções mais confiáveis e seguras é procurar um profissional ou empresa especializada em propriedade intelectual. Isso porque eles detêm as ferramentas e conhecimentos necessários para conduzir uma pesquisa aprofundada, detalhando a viabilidade do registro da marca. 

Um especialista analisará não apenas a existência de marcas registradas similares, mas também fatores como o escopo da sua proteção e a probabilidade de sucesso no processo de registro. Sendo assim, embora a consulta no site do INPI seja um primeiro passo, a pesquisa aprofundada conduzida por um especialista em propriedade intelectual é o mais indicado.

Para dar um exemplo da atuação de um especialista, citaremos o caso da pesquisa de marcas similares. É importante verificar se existem marcas parecidas já registradas que possam gerar confusão entre os consumidores. Mesmo marcas semelhantes podem ser consideradas uma infração de marca registrada, e um profissional pode ajudá-lo a avaliar essas nuances.

Mulher digitando e sorrindo em frente a um notbook simulando pesquisa de marcas registradas

 

Outras dicas que podem auxiliar a verificar a disponibilidade da marca

 

1 – Verificar a disponibilidade de domínio na web:

Atualmente é praticamente impossível imaginar uma empresa de sucesso que não tenha uma presença marcante no online. Assim, a disponibilidade de domínio da web é um fator crítico para divulgar a marca e tornar o trabalho da empresa conhecido. Embora um domínio disponível não garanta a disponibilidade da marca por si só, é um indicador importante para se prestar atenção e quem sabe até reconsiderar o nome da marca. 

 

2 – Verificar as redes sociais:

Assim, como ter um domínio na web, o papel ativo nas redes sociais é fundamental para a promoção de marcas registradas. Certificar-se de que os identificadores de mídia social relacionados ao nome da sua marca estejam disponíveis para uso também é uma ótima estratégia para alinhar com a busca de viabilidade e o registro da marca. 

A consulta de disponibilidade de marcas registradas é a principal atitude a ser tomada para proteger uma marca. Evita conflitos desde o início, economiza tempo e recursos financeiros e garante a integridade e consolidação da sua marca no mercado. Investir na pesquisa – e no posterior registro – de marcas é um investimento sólido e vital para a segurança do seu negócio.

 

Na Pereira Bertozzi, oferecemos o serviço de busca de viabilidade, visando aumentar suas chances de aprovação no processo de ter suas marcas registradas. Entre em contato conosco para saber mais!

 

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